sábado, 26 de março de 2011

A importância do exame parasitológico de fezes

Independentemente da espécie animal (cão, gato, hamster, pássaro, etc.) o exame parasitológico de fezes (EPF) é uma ferramenta importante, útil e necessária para que a saúde dos animais e de seus proprietários seja mantida e preservada.

Todos os animais, e até mesmo nós humanos, estão sujeitos a qualquer tipo de verminose (por nematódeos, cestódeos, trematódeos e/ou protozoários). Esta pode ser transmitida através da água, alimentos e ambientes contaminados.

Existe uma prática comum e extremamente errada de utilizarmos vermífugos de forma aleatória e indiscriminada quando achamos que nossos animais estão com “vermes”. Isto apenas causa gastos desnecessários e muita dor de cabeça aos proprietários e veterinários, pois geralmente não resolve o problema.

Deve-se ter em mente que os parasitos (vermes) alimentam-se de grande parte dos nutrientes dos animais para sobreviver e se multiplicar. Isto causa o retardo no crescimento, principalmente em filhotes, podendo ocasionar cólicas intestinais, diarréia, anemia e até a morte.

O EPF permite que seja feita a detecção dos parasitos de uma maneira seletiva, rápida e eficaz. Desta forma, possibilita que sejam administrados vermífugos específicos e efetivos para cada tipo de parasito, evitando uma possível resistência causada por medicamentos de amplo espectro. Além do mais, através da avaliação da amostra fecal pode-se ter uma noção sobre a presença de gordura e alimentos não digeridos. É importante que se tenha em mente que, assim como qualquer outro tipo de exame laboratorial, o ideal é que as amostras sejam coletadas antes do início de qualquer tratamento para evitar resultados falso-negativos. Tudo isso para que gastos desnecessários com vermífugos e tratamentos errôneos comprometam a saúde dos animais.

É bom salientar que mesmo animais aparentemente sadios podem ser portadores assintomáticos e disseminadores de doenças a outros animais e em algumas vezes às pessoas. É importante realizarmos exames de controle nestes animais para que a saúde deles e daqueles que estiverem ao seu redor sejam preservadas.

Autor: Luiz Fernando Canova

Nenhum comentário:

Postar um comentário